Depois de confirmado, no congresso que a FIFA realizou En Zurique (na Suiça), que a candidatura ibero-marroquina vai ser aquela que vai receber o Mundial do centenário, que vai acontecer em 2030, sabemos um pouco mais sobre a logística que Portugal, Espanha e Marrocos vão oferecer. Afinal, um Mundial atrai centenas milhares de visitantes e este será o primeiro que vai decorrer e tre dois continentes, Europa e África. Entre eles, sem esquecer três jogos iniciais que vão decorrer na América latina, vão acolher 101 partidas.
O dobro das que foram realizadas no Mundial que decorreu no Qatar. A história e a cultura vão estar juntas para oferecer o melhor evento de desporto de sempre, como a organização pretende. O caderno que foi apresentado para avaliação das diferentes confederações teve a melhor nota de sempre. O Mundial de 2030 vai decorrer em vinte estádios. A organização do Mundial de Futebol 2030 terá um impacto de mais de 800 milhões de euros no PIB e estará associada a 20.000 empregos em Portugal, segundo a FPF.
Dos três países, Portugal será o que menos obras vai fazer já que os três estádios que vão receber os jogos do Mundial: Luz (que vai ter uma meia-final), Alvalade e o Dragão vão receber apenas pequenas intervenções. Em relação às fan zones, haverá espaços com capacidade para 750 mil adeptos. Que desta forma poderão ser os jogos de fora dos estádios com as melhores comodidades. De todos, a maior lotação será a do Parque Tejo (500 mil pessoas). Local criado para receber o Papa Francisco na JMJ que aconteceu em Lisboa e que entretanto passou a ser a casa do Rock in Rio na capital portuguesa.
O Parque da Alameda, onde Portugal comemorou a conquista do Euro 2016, será outro dos locais dedicados aos adeptos. No Porto, os adeptos das diferentes seleções deverão se concentrar na mítica Avenida dos Aliados. Este e o Parque Etxebarria, em Bilbau, serão os com maior capacidade de todo o Mundial 2030.Cada uma das 17 cidades que vão receber jogos do Mundial deverão ter dois espaços dedicados aos fãs. Sendo as únicas cidades com dois estádios, Lisboa, Madrid e Barcelona, estas deverão ter os espaços com maior lotação.
Em relação aos quartéis-generais que vão receber as diferentes seleções, estas terão vários espaços a escolha entre os três países, incluindo a Caixa Campus do Benfica, que fica no concelho do Seixal (a pouco mais de trinta minutos de Lisboa).Casablanca vai ter um estádio novo de raiz e o Santiago Bernabéu e o Camp Nou estão em processo de renovação. Um destes estádios irá receber a grande final e o governo espanhol já afirmou que fará de tudo para que a final deste Mundial decorra em terras espanholas.