Viana do Castelo será a capital da Cultura do Eixo Atlântico em 2025

A cidade minhota vai receber, no próximo ano, várias iniciáticas que vão demonstrar a cultura do Eixo Atlântico

Comparte el artículo:

A Capital da Cultura do Eixo Atlântico em 2025 vai ser Viana do Castelo. Sobre esta escolha, foi lembrado que «ser a Capital da Cultura do Eixo Atlântico vai promover a aproximação e a interligação dos elementos identitários de Viana do Castelo com o Eixo Atlântico». O município de Viana do Castelo apresenta uma cultura única que aproxima o passado do futuro e recebeu a última cimeira ibérica em Portugal. A Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia é o expoente máximo das festas que acontecem e fazem parte da cultura desta cidade minhota.

O Eixo Atlântico junta 41 municípios do norte de Portugal e da Galiza. Esta é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo dinamizar a região do nordeste peninsular. A decisão da escolha de Viana do Castelo foi tomada em Lugo. Em Outubro, será realizado, em Valongo, um seminário sobre a igualdade de género. A VIII Expocidades vai acontecer, em Maio de 2025, em Sarria (na Galiza).

Ao longo do próximo ano, a cidade portuguesa vai receber 64 eventos culturais. Entre eles podemos encontrar: música, literatura, arte urbana ou gastronomia.

Noticias Relacionadas