Con el patrocinio de:

Grupo Barraqueiro vai avançar para o transporte ferroviário com as carruagens Talgo

A B-Rail pretende ser a primeira empresa privada de longo curso a operar em Portugal

Comparte el artículo:

O grupo de transporte Barraqueiro, que esteve envolvido com a anterior administração da TAP, pretende entrar na operação de comboios. A ligação Braga-Faro vai acontecer usando as carruagens espanholas Talgo. Esta operação vai ter um período inicial de 20 anos. A CP acredita que a criação da B-Rail (que pretende ser a primeira empresa de longo curso a trabalhar em Portugal) não é viável e pode colocar em causa o equilíbrio financeiro da companhia estatal.

Para fazer a conexão Braga-Faro, a B-Rail está a ponderar alugar ou comprar carruagens Talgo, conhecidas por serem baixas e curtas (comparadas com outras) e usadas no Sud Expresso e no Lusitânia Expresso. Este material foi retirado das linhas pela Renfe devido ao fim destes serviços. Da proposta apresentada a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes consta 24 comboios diários, sendo 12 em cada sentido, entre Lisboa e Porto (percurso que terá uma duração de duas horas e 41 minutos). Seis vão ligar Braga a Lisboa e quatro entre o Porto a Faro (em cinco horas e 29 minutos).

A Medway tem um transporte de madeira que liga a Extremadura a Galiza

A Medway tem desde Setembro um serviço de transporte de madeira que liga a Extremadura a Galiza mas passa por Portugal. O percurso, que entra em território luso por Elvas / Badajoz e sai por Valença / Tui, tem como destino final a celulose Ence. Até ao momento este serviço está a ser operado por três comboios. Cada um deles têm uma capacidade para transportar 900 toneladas. Segundo o presidente da operadora portuguesa, Carlos Vasconcelos, «este novo serviço enquadra-se na estratégia de expansão da Medway de alargar a sua atividade no mercado espanhol, onde detetámos esta oportunidade”.

Noticias Relacionadas