Embaixador da Colômbia em Portugal morre em funções e esta partida foi lamentada pela diplomacia portuguesa e espanhola

Antes de chegar a Portugal, há apenas um ano, foi ministro das Comunicações na Colômbia e trabalhou como embaixador na Venezuela

Comparte el artículo:

Morreu, em Lisboa com 61 anos, o embaixador colombiano no país, José Fernando Bautista. Este esteve vários dias em coma depois de, alegadamente, ter sofrido um enfarte. A imprensa da Colômbia refere que o diplomata teve um enfarte enquanto ia do Porto para Lisboa de comboio.

Esta partida foi anunciada pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Colômbia, Jorge Rojas Rodriguez, na rede social X. O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, também usou as redes sociais para lamentar esta partida. Bautista, que era advogado de formação, nasceu a norte da região de Santander e chegou a ser ministro das Comunicações na Colômbia. Como embaixador e antes de chegar a Portugal serviu na Venezuela num momento em que as relações entre os dois países estavam a voltar ao normal.

A missão de José Fernando Bautista em Lisboa começou em Maio de 2023, quando apresentou as suas credenciais ao presidente da República de Portugal. A diplomacia portuguesa e a embaixada espanhola em Lisboa lamentaram a morte do representante da Colômbia em Portugal. Na nota de pesar, o ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal lembrou a prestigiante carreira deste diplomata que na sua presença em Lisboa ajudou a aproximar as duas nações, que criaram mais um laço entre a América latina e a Europa. O mesmo voto de pesar foi feito por Marcelo Rebelo de Sousa em nome do povo português.

Noticias Relacionadas

Cuba: el ocaso del quijotismo mágico

Para Hugo Chávez, Fidel Castro era un “Don Quijote de La Habana”. Parece indudable que el caballero andante cubano tenía unos trazos hispánicos y quijotescos