A Eurocidade Chaves-Verín obtém financiamento europeu para deter o despovoamento das zonas rurais

É um projeto de educação não formal com processos inovadores de formação e dinâmicas de grupo

Comparte el artículo:

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Eurocidade Chaves-Verín recebeu a aprovação do projecto Rural Youth of Europe (Juventude Rural da Europa) – RUYOU. Este projecto tem como objectivo permitir que jovens, especialistas e líderes de opinião possam analisar o futuro da juventude rural europeia, no Ano Europeu da Juventude, de forma a projetar, facilitar, informar e refletir sobre a juventude em âmbito rural após a pandemia Covid-19.

É um projeto de educação não formal com processos inovadores de formação e dinâmicas de grupo. O projeto irá melhorar as habilidades dos jovens, protagonistas deste programa, através do contacto com especialistas e formadores, terão a oportunidade de partilhar diferentes pontos de vista e experiências, aprendendo uns com os outros sobre a vida em áreas rurais de diferentes países europeus. Através destes métodos, os participantes irão aumentar as suas competências sociais e culturais de forma a incentivar a participação cidadã; especialmente dos jovens que não têm acesso a projetos ou programas europeus.

Esta troca de conhecimentos e opiniões terá um impacto socioeconómico significativo, uma vez que os jovens aplicarão o que aprenderam quando regressarem aos seus países de origem, podendo contribuir na luta contra o despovoamento das zonas rurais; modernizando e aumentando o nível de jovens empreendedores  bem como o uso de novas tecnologias e métodos de educação não formal.

O Rural Youth of Europe (RUYOU) conta com uma subvenção total de 192.340€ e engloba sete parceiros; para além da Eurocidade, fazem parte as seguintes entidades:

  • Associação Amicos para o Cuidado e Integração de Pessoas Com Deficiência Intelectual Autismo Parálise – Danos Cerebrais e Famílias (Chefe de fila – Espanha);
  • Fundação Galiza Europa (Espanha);
  • Associação Lug Open Factory (Espanha);
  • Universitatea Aurel Vlaicu Din Arad (Roménia);
  • Regional Council Northern Region (Malta);
  • Câmara Oficial de Comércio, Indústria, Serviços e Navegação de Santiago de Compostela (Espanha).

Este projecto foi aprovado no âmbito do programa europeu CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores.

Noticias Relacionadas