Associação espanhola presta apoio às vitimas portuguesas dos abusos da Igreja

Vítimas espanholas e portuguesas unem-se para procurarem apoio para os seus casos

Comparte el artículo:

A associação espanhola Infância Roubada, criada para apoiar as vítimas de abusos por parte da Igreja Católica, tem estado a acompanhar, de perto, a investigação que está a ser feita no lado português da fronteira. Em Espanha, a Comissão que está a investigar estes abusos recebeu, em apenas 9 meses, 506 denuncias. Das 506 situações identificadas, mais de 300 estariam prescritas com 103 perpetradores já falecidos.

Em Portugal são 442 os casos denunciados. A associação está a dar apoio às vítimas portuguesas e existe, como o presidente da mesma contou numa entrevista dada a um meio de comunicação português, a possibilidade de unir vítimas espanholas e portuguesas. Em Portugal já foi criada a primeira associação de vítimas de abusos. A Coração Silenciado pretende encontrar-se com o Papa Francisco na sua estadia em Portugal.

Também já está agendada uma reunião com Marcelo Rebelo de Sousa. Estas precisam de quem as defendam, de quem lhes de uma voz. Em Portugal, onde a Igreja Católica também está a ser investigada, a cúpula eclesiástica está a entrar em contradições, com Bispos a suspenderem padres acusados enquanto outros não fazem o mesmo. Numa entrevista dada ao El País, um dos Bispos portugueses levantou a possibilidade de se pagarem indeminizações às vítimas.

O mesmo procedimento está a ser seguido em França, onde o clero vai vender parte do seu património para o fazer. Esta situação, que está a acontecer a poucos meses da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, está a causar desconforto no seio dos católicos portugueses.

Noticias Relacionadas

A hora da Liberdade

Agora que estamos a poucas horas (mais precisamente sete) do dia em que comemoramos os cinquenta anos da Revolução dos Cravos está na altura de