O estudo Best City for International Students 2023, feito pela Moving to Spain, criou um ranking com as cidades europeias mais baratas para os estudantes universitários que se queiram deslocar para outro local já no próximo ano lectivo. Esta análise foi feita tendo por base o preço da habitação em cada uma das cidades que fazem parte deste estudo.
Para os estudantes europeus, a cidade mais barata para se viver enquanto frequenta o ensino superior fica em Portugal. A cidade europeia mais barata para os estudantes é Bragança, onde é possível alugar um quarto mensal por apenas 260 euros. Da lista das 10 cidades mais baratas para os estudantes também podemos encontrar Varna (na Bulgária é possível alugar um quarto por 333 euros), Ilmenau (na Alemanha se faze um aluguer por 350 euros por mês) ou Logroño (na cidade espanhola o arrendamento de um quarto custa 567 euros por mês).
A cidade de Bragança tem, inclusive, a primeira obra de arte urbana feita usando IA. A cidade é bastante atraente para os estudantes que querem fazer Erasmus mas tem um orçamento apertado. Cada vez mais conhecida dos estudantes por ser barata, em Bragança há cada vez mais procura para pouca oferta. Outro factor atractivo que os estudantes vêem em Bragança é o preço baixo da cerveja. Segundo o relatório apresentado, a cidade transmontana também tem a cerveja mais barata da Europa. Ali, um copo de cerveja custa 1,25 euros (mas pode ser ainda mais baixo).
Para aqueles que não podem viver numa residência de estudantes procuram quartos para alugar mas os preços elevados tornam este custo muito elevado para cada vez mais estudantes que saem das grandes cidades em direcção ao interior (como é o caso de Bragança). O mesmo não podemos dizer de Lisboa, onde os quartos podem ir facilmente até aos 500 euros.
Para além do custo, outros factores que jogam a favor na escolha de uma cidade para estudar é a segurança e o prestígio da universidade local. Quando pensamos nestes dois quesitos, Valência aparece como a terceira cidade mais escolhida pelos estudantes europeus. Em relação a cidade mais escolhida pelos estudantes, Barcelona aparece em segundo lugar neste relatório.