Cimeira da CPLP vai celebrar-se em agosto em São Tomé e Príncipe que assume liderança da lusofonia

A CPLP tornou-se num observador consultivo da Comunidade Ibero-Americana e quer reforçar cooperação com esta organização

Comparte el artículo:

A próxima Cimeira da CPLP, que junta chefes de estado e de governo dos nove países que falam português, vai acontecer no próximo dia 8 de agosto. Esta data foi confirmada pelo governo de São Tomé e Príncipe, país que vai assumir a liderança desta organização (esta liderança é rotativa e tem um período de dois anos) que tem no secretariado-executivo Zacarias da Costa. De momento, é Angola que está a frente deste grupo de nove países e desde que assumiu a liderança, João Lourenço tem apostado numa maior aproximação económica entre todos.

A reunião vai ter como tema a Juventude e Sustentabilidade. A CPLP é constituída por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Ainda antes desta Cimeira, foi lançado o livro Nos 25 anos da CPLP. Este livro, da autoria do embaixador Lauro Moreira e do presidente da Academia Mineira de Letras, Rogério Faria Tavares, aborda as mais de duas décadas do grupo internacional que une todos os países que tem no português a sua língua primordial. Esta é homenagem feita através da literatura. Este é um conjunto de reflexões sobre a trajetória da CPLP e as contribuições que deu na vida dos países que fazem parte deste grupo.

Esta união deve ser feita por um incremento das relações políticas através de um vasto programa de cooperação nos campos da educação, da cultura, da saúde, da ciência e da tecnologia. O grande ideólogo desta ideia doi José Aparecido de Oliveira. A CPLP tornou-se num observador consultivo da Comunidade Ibero-Americana e quer reforçar cooperação com esta organização.

Noticias Relacionadas