Comboios de Portugal vai lançar nova ligação com Badajoz

Conexão vai diminuir tempos de viagem entre Lisboa e Madrid

Comparte el artículo:

A Combios de Portugal (CP) lançou uma nova ligação que a partir do Entroncamento vai reduzir as distâncias entre Lisboa e Madrid. Normalmente são precisas 11 horas para ir de Santa Apolónia a Atocha. No meio desta travessia é necessário fazer um transbordo em Mérida. Neste momento apenas uma automotora liga o Entroncamento a Badajoz. A melhor forma de chegar a Badajoz a partir de Lisboa é de autocarro.

Desta forma, a viagem vai passar para nove horas. Mesmo com uma redução do tempo, para fazer a viagem que liga as duas capitais ibéricas ainda será necessário fazer dois transbordos e apanhar três comboios para chegar ao destino final. O serviço, que aproveita o troço da linha de alta velocidade apresentada recentemente, será de ida e volta. Este polémico “comboio rápido”, prometido há mais de 20 anos pelas autoridades, faz parte da futura ligação que vai unir Lisboa a Madrid.

Neste momento apenas estará ativa a parte que une Plasencia a Badajoz. Da capital espanhola a fronteira com Portugal vai demorar 51 minutos. Na inauguração deste troço, o presidente da Renfe, Isaías Táboas, contou que a CP pretende retomar o Lusitânia Expresso pela Beira Alta e Salamanca. O serviço deveria ser feito apenas pela operadora portuguesa. O que deixa a ligação direta para Madrid mais para trás.

Este novo comboio, que vai terminar em Badajoz, entrará em funcionamento a 31 de julho. Esta ligação será feita usando automotoras Allan. A instalação desta nova conexão com Badajoz é uma pequena resposta a suspensão das ligações internacionais Sud Expresso e Lusitânia Expresso.

Noticias Relacionadas