Mostra de arte gótica de Barcelona no Museu Nacional de Arte Antiga

Exposição vai contar com obras portuguesas que fazem parte de fundos catalães

Comparte el artículo:

O Museu Nacional de Arte Antiga de Lisboa vai acolher uma exposição de cerca de 30 obras de arte gótica vindas de Barcelona. Estas peças são provenientes do Museu Diocesano e da Catedral de Barcelona. A exposição Barcelona gótica. Obras do Museu Diocesano e da Catedral de Barcelona vai apresentar um conjunto de obras góticas que vão desde a pintura a ourivesaria, sem esquecer a escultura.

Todas estas peças, produzidas nos séculos XIV e XV, colocam em relevo as estreitas ligações estabelecidas com a coroa portuguesa. Esta ligação da Catalunha com Portugal pode ser vista através da espada do condestável Pedro, pertencente à Catedral de Barcelona. Esta será exibida, pela primeira vez, fora da cidade Condal. A exposição vai ser comissariada por Helena Alonso e Oscar Carrascosa. Esta será uma das mais importantes exposições internacionais da arte gótica catalã.

As obras vão ser de Jaume Huguet, Bernat Martorell, Jaume Serra ou Ramon Destorrents. Algumas destas peças nunca foram vistas fora de Espanha. Esta mostra também vai incluir três obras-primas de arte gótica pertencentes aos fundos do museu português. As obras dos fundos do MNAA que serão incluídas na exposição são a tábua central do retábulo da Capela de Almudaina, do palácio daquela localidade em Palma de Maiorca, um tríptico de Bernat Martorell e uma pintura de Bartolomé Bermejo (que teve recentemente uma exposição no Palácio do Prado).

A exposição, apoiada pelo BPI/Fundação «La Caixa», no MNAA, poderá ser vista de 20 de abril a 03 de julho.

Noticias Relacionadas