Nau Victoria vai estar presente na marina de Lagos

Réplica da nau que esteve presente na primeira viagem de circum-navegação pode ser visitada

Comparte el artículo:

A Nau Victoria, réplica do navio do séc. XVI que deu a volta ao mundo com Fernão de Magalhães e Elcano, vai estar disponível para ser visitada. As visitas a Nau Victoria vão acontecer de forma gratuita na marina de Lagos, de 26 a 31 de Outubro. Serão feitas visitas guiadas a estabelecimentos de ensino e palestras de especialistas sobre as façanhas marítimas hispano-portuguesas. Este navio, entre 1519 e 1522, realizou a maior aventura marítima da história, que aconteceu há mais de cinco séculos pelas mãos do português Fernão de Magalhães e do espanhol Juan Sebastián Elcano.

A réplica da Nau Victoria foi construída em Espanha, em 1991, e, para delinear as formas e definir as características do navio, Ignacio Fernández Vial, o seu projetista e construtor, conduziu um longo processo de investigação histórica. Um estudo exaustivo, baseado em fontes documentais, crónicas, tratados náuticos do século XVI, e iconografia da época, que permitiu determinar as suas principais dimensões, mastreação, velas e equipamento.

Em 2004, para comemorar a primeira volta ao mundo, esta Nau Victoria partiu novamente de Sevilha numa viagem à volta do globo. Entretanto já navegou milhares de milhas, recebeu 6 milhões de visitantes e esteve presente nos principais portos de Espanha, Europa e dos Estados Unidos. Entre 2004 e 2006, navegou 26.894 milhas e visitou 17 países, sendo esta a primeira réplica histórica a circum-navegar a terra. Esta nau é embaixadora da Primeira Volta ao Mundo, símbolo da história marítima espanhola, museu flutuante e navio-escola.

A presença da Nau faz parte da programação da Mostra Espanha 2021.

Noticias Relacionadas

Leonor en Portugal

“Me siento muy honrada después de recibir la Gran Cruz de la Orden de Cristo y de manos de Su Excelencia el Presidente de la