Partido Comunista Português homenageia Saramago em ano de centenário

Festa do Avante, a esquerda lusófona e hispânica reuniu-se no Seixal

Comparte el artículo:

A Quinta da Atalaia, no concelho do Seixal, voltou a receber a 46.ª edição da Festa do Avante. O tradicional festival organizado pelo Partido Comunista Português, que para além do foco político tem uma grande vertente cultural, apresentou uma programação de onde se destacou uma homenagem a José Saramago. Logo no primeiro dia do evento houve um concerto dedicado à obra do Prémio Nobel da Literatura. Saramago foi um dos mais conhecidos militantes do PCP. O concerto sinfónico Música na palavra de Saramago, dado pela Orquestra Sinfonietta de Lisboa, percorreu as obras: Ensaio sobre a Cegueira, Memorial do Convento ou O Evangelho Segundo Jesus Cristo.

Feita sobre o manto da polémica, a Festa do Avante pretendeu demonstrar ser um local para a paz. Quem também esteve presente foi o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, que pode ter feito a sua última festa no cargo. Jerónimo de Sousa afirmou aos presentes que aquela era uma «festa de paz, não uma festa de guerra». Com o mote Não há festa como esta!, pelos palcos da quinta passaram os galegos Retimbrar com Uxia, a brasileira Bia Ferreira e o cubano Emílio Moret.

Para além da música do mundo também é possível encontrar gastronomia de vários pontos do país e de países amigos do partido. A Festa do Avante não é só uma festa portuguesa, mas sim ibérica já que conta com a presença de outros partidos e de visitantes que chegam de vários pontos da península, como é o caso da Galiza ou do País Basco.

Noticias Relacionadas