Portugal conta os dias para a Jornada Mundial da Juventude

Organização última os pormenores para o maior evento católico do mundo

Comparte el artículo:

Com o calendário cada vez mais próxima da Jornada Mundial da Juventude, a organização portuguesa prepara-se para o conhecido evento. Os símbolos, a cruz e a imagem da Virgem (que também estiveram em Espanha), vão chegar ao parque Tejo numa procissão que já conta com 30 barcos. No parque Tejo, onde vão acontecer dois dos principais acontecimentos dos cinco dias, foi concluída a montagem da cobertura principal do palco altar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Neste local haverá uma missa campal dada pelo Papa Francisco. Em Fátima, o Papa vai rezar pelo fim da guerra na Ucrânia. Ali perto, uma ponte pedonal nasceu no rio Trancão para ser usada não só pelos futuros peregrinos como por todos os que por lá passeiam. Um novo parque das Nações vai ficar para os portugueses depois da Jornada Mundial da Juventude.

Também já foi apresentado o novo selo comemorativo, depois da tentativa falhada do primeiro (que se assemelhava bastante a ilustrações do Estado Novo). O programa de mobilidade, serão esperados milhares de autocarros, será apresentado brevemente. Os peregrinos que cheguem ao país vão ser presenteados com um kit composto por alguns itens, como é o caso de uma mochila, t-shirt e um cantil para enfrentar as habituais temperaturas quentes de Agosto.

Lisboa prepara-se para receber os peregrinos do mundo

Todos os que se dirijam para Lisboa (uma boa parte virá de Espanha) serão acolhidos em vários espaços públicos na área da Grande Lisboa. No  mercado privado estão a ser alugados quartos por milhares de euros a noite. Nos dois principais dias (3 e 4) da JMJ, o governo português vai dar tolerância de ponto mas só aos funcionários públicos que trabalhem na capital.

Embalados pelo espírito da JMJ foi feito um inquérito junto dos jovens portugueses. Metade afirmou ser católico mas apenas um terço vai de forma regular a cerimónias religiosas. Num outro inquérito realizado, os portugueses afirmaram ser a favor da JMJ mas acreditam que o governo não deveria pagar a mesma. O Bispo Américo Aguiar, o responsável pela organização da JMJ 2023, será feito cardeal pelo Papa Francisco, em Setembro.

O bispo espera que 400 mil jovens se inscrevam para este evento. Nesse mês serão criados novos 21 cardeais que poderão votar e escolher o próximo Papa. O bispo de 49 anos considera esta nomeação «uma  homenagem à juventude portuguesa». Já o primeiro-ministro, António Costa, considera que esta nomeação vai prestigiar, ainda mais, o país que se prepara para receber o maior encontro de jovens católicos do mundo.

Noticias Relacionadas