Trancoso tem a maior necrópole do território ibérico

Após o estudo arqueológico, o espaço poderá ser visitado já no próximo ano

Comparte el artículo:

Terminaram os trabalhos arqueológicos na necrópole de Trancoso, a maior da península ibérica. Um local onde a história parou no tempo. Nesta necrópole, que poderá ser visitada a partir do início de 2024, podem ser vistas 670 sepulturas. Este achado, visto como único e especial, tem uma grande importância cultural e histórica não só para a região como para toda a península ibérica.

A necrópole, que fica na aldeia de Moreira do Rei, tem 670 sepulturas escavadas na rocha. Este local arqueológico fica perto da igreja de Santa Marinha, monumento nacional datado do século XII. Dentro do templo ficará um centro que ajudará a interpretar os achados feitos e preserva-los para o futuro. Para além desta igreja, na vila existem outros dois monumentos nacionais: as ruínas do castelo e o pelourinho.

Um estudo arqueológico com cinco anos

O seu estudo começou em 2018. Após o início desta limpeza, começou a ser possível ver sepulturas antropomórficas de adultos e crianças, algumas com ossadas ainda visíveis, que remontam a um período entre os séculos oitavo e nono e XII e XIII. O elevado número de sepulturas surpreendeu os arqueólogos, bem como o facto de ainda existirem no local muitos vestígios de ossadas humanas.

O presidente da autarquia de Trancoso, Amílcar Salvador, considera este projecto de elevada importância «quer para Moreira de Rei e Trancoso, mas também «para a região e para o país». O achado é visto como uma mais-valia turística, prometendo atrair muitos turistas do outro lado da fronteira. A maior necrópole da península ibérica pode ser encontrada em Trancoso.

Noticias Relacionadas