Portugal e Espanha pensam em organizar o Mundial de Rugby de 2035

Um Mundial ibérico poderia usar as infra-estruturas que vão ser criadas para 2030

Comparte el artículo:

Depois do andebol (Euro2028) e, mais recentemente, o futebol, Portugal e Espanha ponderam unir esforços  para receber uma grande competição desportiva. As federações de rugby de Portugal e de Espanha ponderam apresentar uma candidatura conjunta para receberem o Mundial desta modalidade. O Mundial em França ainda está a decorrer mas já se fala sobre quem poderá receber esta prova em 2035. A edição de  2027 será na Austrália e a de 31 nos Estados Unidos.

Os “Lobos”, como a equipa portuguesa é conhecida, participaram no Mundial de França depois de terem estado afastados durante décadas desta competição. Mesmo não tendo avançado da fase de grupos, a equipa portuguesa uniu todo um país em volta de uma modalidade que não tem tanto relevo em terras lusas como é o caso do futebol, do futsal ou do hóquei em patins. O Mundial de Rugby é o terceiro maior evento desportivo do mundo.

A Itália pensa candidatar-se para receber o Mundial de 2035 e poderá ter consigo os dois “irmãos” ibéricos. Para receber esta competição, a Itália pretende usar os estádios de futebol, o que diminuiria as despesas. O mesmo pode ser feito com as estruturas que Portugal e Espanha estão a preparar para o Mundial de 2030. Para receber os jogos é necessário ter recintos com uma capacidade de 15 mil lugares para a fase de grupos e 60 mil para as finais. O que permite que seja um desporto que possa ser jogado em outros locais do que apenas em estádios de futebol. O Mundial de Rugby costuma acontecer entre Setembro e Outubro e conta com mais de 48 partidas que são divididas entre várias cidades.

A noticia, que foi avançada pelo jornal desportivo espanhol Marca, é aplaudida pelos amantes desta modalidade que consideram a junção de Portugal-Espanha e Itália uma “lufada de ar fresco” que pode levar a modalidade a novas latitudes. Esta ideia começou com Carlos Amado da Silva, presidente da Federação Portuguesa de Rugby, que ao ler que “Portugal e Espanha estão no top-10 dos países que tinham capacidade para realizar um Campeonato do Mundo, enviei uma mensagem ao presidente espanhol a desafiá-lo para uma hipotética candidatura ibérica. Ficou de ver para falarmos mais tarde. Apenas existe esta ideia”, referiu ao jornal português O Jogo. Esta ideia, segundo o português, apenas surgiu em Julho e como tal está numa fase bastante inicial mas a intenção é real.

A candidatura ibero-transalpina poderá ter, em breve, a concorrência do Japão, Inglaterra e Nova Zelândia (estes dois últimos países são grandes potencias neste desporto. É habitual a repetição de organizadores e para mudar a ideia de um Mundial feito entre Portugal, Espanha e a Itália seria inovador. Esta ideia de candidatura tripartida foi o que foi feito para receber o Mundial de 2030 de futebol, entretanto já atribuído. Esta candidatura latina para a prova maior no mundo do rugby é vista como tendo tudo para vencer.

Noticias Relacionadas