Projeto Viagem a Portugal Revisited foi apresentado durante a Fitur

Portugal aumenta a sua presença na feira com o objetivo de retomar os bons anos turísticos

Comparte el artículo:

Na Fitur, que vai decorrer em Madrid até 23 de Janeiro, Portugal marca presença com 52 empresas e 7 regiões turísticas. A nação lusitana é um dos 107 países que estão a participar neste evento que conta com 600 expositores e a República Dominicana é o parceiro desta edição. A feira, uma das principais a nível mundial, vai ser o local de apresentação, para o mercado hispânico, do projeto Viagem a Portugal Revisited. Este projeto também faz parte das comemorações do centenário de Saramago e conta com a curadoria de José Luís Peixoto. É proposta uma revisitação aos itinerários propostos nas obras do conhecido autor português. O Turismo de Portugal pretende desta forma colocar o país «no mapa dos destinos literários».

O stand português tem uma área de 682 metros quadrados e foi criado para ter um impacto visual. Este stand já foi visitado pelos reis de Espanha. Espanha é o 1.º mercado turístico para Portugal e um dos locais a apostar para a recuperação após o embate provocado pela Covid-19. Em 2020, 763,4 mil hóspedes provenientes de Espanha visitaram Portugal e segundo o organismo máximo do turismo esta é uma tendência que em 2021 foi mantida.

Para promover o turismo português existem 10 milhões de euros para gastar. A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, explica a presença portuguesa na 42.ª edição da Fitur com a necessidade de «reativar os fluxos turísticos espanhóis e colmatar a quebra de turismo». Este é o objetivo da feira madrilena, que pretende que o setor turístico volte a recuperar a sua normalidade.

Segundo um comunicado enviado a imprensa portuguesa, «a participação nacional é consideravelmente mais expressiva em número de empresas do que no ano anterior».

Noticias Relacionadas