RTP e TVG emitem programa em conjunto a partir de Sanxenxo

Programa compartilhou histórias e tradições galaico-portuguesas em clima de festa

Comparte el artículo:

A RTP e a TVG uniram-se para uma emissão especial do programa Aqui Portugal, que este sábado passou a fronteira e foi feito em direto de Sanxenxo. Esta é mais uma coprodução entre as duas estações, depois das inúmeras series que tem produzido. Depois do Porto, a bela localidade galega foi escolhida para receber as equipas de televisão das duas estações. Durante todo o dia, o programa serviu para partilhar experiências e histórias comuns. Uma delas foi contada por uma portuguesa que vive na Galiza há quarenta anos e que há doze é a campeã da Feira da Cebola (que acontece sempre na primeira semana de setembro).

Os repórteres também visitaram uma lojinha de artesanato (onde metade dos clientes são portugueses), praticaram paddle surf na praia de Silgar e conheceram um pouco mais sobre os diferentes espaços hoteleiros existentes. Sanxenxo e o seu microclima especial fazem com que na época de verão vários portugueses se desloquem para aproveitarem das suas praias. O rei emérito Juan Carlos esteve recentemente na localidade para participar numa regata.

Para além dos momentos musicais, onde cantores portugueses e galegos subiram a palco, existiram diversos desafios onde foi possível conhecer um pouco mais sobre as tradições da região vizinha. Um desses momentos levou a que portugueses e galegos cozinhassem um prato de bacalhau que teria que ser degustado de olhos vendados para assim se descobrir qual era o melhor. A cozinha galega foi representada pelo chef Sabino Iglesias, que preparou um prato de marisco (um dos pontos fortes da região), e com as típicas empanadas.

Noticias Relacionadas