Conheça o Guadiana através da grande rota que liga o Algarve ao Alentejo

Entre Portugal e Espanha encontramos a ponte internacional mais pequena do mundo

Comparte el artículo:

Caminhar é uma das melhores atividades para se realizar não só para a saúde mas também por permitir conhecer encantos escondidos. Conhece o Guadiana? Se não, calce os tênis e faça a rota do Guadiana. Só em 2021, 55 mil caminhantes percorreram esta Grande Rota do Guadiana. Este percurso, que promove o pedestrianismo, é uma grande aposta no melhor que a natureza apresenta. Uma fauna e flora encantadoras dão as boas-vindas aos caminhantes que decidem fazer esta rota.

Dinamizada pela associação Odiana, a Grande Rota do Guadiana passa por 17 localidades tanto do distrito de Faro como do de Beja. Ao percorrer os 165 quilómetros que a compõe vai passar pelas localidades de Vila Real de Santo António, Castro Marim, Alcoutim e Mértola. O Baixo Guadiana pode ser desenvolvido através desta rota, segundo a associação. A rota foi criada em 2015 para promover a “paisagem, o património, a aventura e a actividade física ao ar puro”. Estes percursos pedestres aproximam o Algarve ao Alentejo e o litoral ao interior.

Durante a caminhada não se esqueça de visitar a ponte internacional mais pequena do mundo. Entre o município de La Codosera (Badajoz) e o de Arronches (Portugal) existe o casario de El Marco. Este é separado por um riacho e uma pequena ponte de 3,4 metros de largura. Na passagem por esta ponte existem um par de pedras onde se podem ler as letras P e E, que refletem quando está em Portugal ou em Espanha.

A monitorização da rota do Guadiana contou com apoio comunitário do Programa Interreg V-A Espanha- Portugal (POCTEP) 2014-2020.

Noticias Relacionadas