Encontro vai juntar arqueólogos portugueses e espanhóis em Mértola

As cidades romanas do sul da península vão ser analisadas por alguns dos maiores especialistas da área

Comparte el artículo:

As cidades romanas de Portugal e de Espanha vão ser discutidas por especialistas que se vão reunir na quinta e sexta-feira na Universidade do Algarve e na vila de Mértola. Este encontro reúne especialistas de Portugal, Espanha, Itália e da Alemanha. Os especialistas destes dois últimos países tem feito investigação em Portugal. A arqueologia não tem fronteiras e neste encontro os participantes vão poder ter contato com outras realidades.

O evento, organizado pelo Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património, pretende comemorar os 50 anos do lançamento da obra que é considerada a mais importante quando falamos da arqueologia romana no país. A arqueologia em Portugal tem sido praticada desde o século XVIII, sendo então essencialmente um hobby de militares e apenas na década 80 do século passado é que passou a ser um trabalho remunerado. Esta é uma área da história que busca pelo tempo perdido.

O autor de Portugal Romano, o arqueólogo Jorge de Alarcão, vai estar presente nos dois dias. Vinte oradores vão ter a oportunidade de expor os mais variados temas. As novidades na arquitetura publica em Augusta Emérita ou as relações interprovinciais no sul da Lusitânia vão ser alguns dos temas presentes nas mesas de debate. Sob o tema Cidades Romanas do Conventus Pacensis em Diálogo no Sudoeste Peninsular, o encontro servirá para fazer um balanço da investigação arqueológica nas cidades portuguesas, particularmente as do sul. Haverá uma comparação com o que tem sido feito no lado espanhol.

Noticias Relacionadas