Con el patrocinio de:

Portugal e Espanha vão ter crédito para investirem em projectos de cariz verde

Os projectos vencedores serão capitalizados pelo Bankinter e o Banco Europeu de Investimento

Comparte el artículo:

Portugal e Espanha vão ter um crédito de 50% de um total 500 milhões de euros. Estes vão servir para investir em projectos de cariz verde. Os projectos apresentados devem contribuir para um crescimento do PIB destes dois países ibéricos que se assemelhe ao resto do continente. Estes projectos, que deverão ser levados a cabo por pequenas e médias empresas, poderão ser capitalizados através de empréstimos feitos junto do Bankinter, que conta com o apoio do Banco Europeu de Investimento.

Para além das empresas, indivíduos, associações de moradores e promotores imobiliários também podem se candidatar a este financiamento. Os projectos apresentados devem estar alinhados com o programa RepowerEU, que pretende eliminar a dependência energética da Europa. A CEO do banco, María Dolores Dancausa, espera que estes fundos possam servir para que as empresas melhorem a sua eficiência energética. Desta forma poderão tornar os seus negócios mais sustentáveis. A presidente do banco está muito satisfeita com a actividade em Portugal mas não prevê adquirir nenhum novo espaço, de momento.

20% dos fundos vão servir para suportar investimentos na eficiência energética. Os mesmos investimentos vão desde a construção de edifícios com uma alto desempenho energético e a renovação dos parques já existentes. Para o vice-presidente do Banco Europeu de Investimento, o português Ricardo Mourinho Félix, as pequenas e médias empresas (que são a maioria das que “populam” o ecossistema ibérico) são vistas como essenciais para a criação de riqueza e de emprego. O BEI está disponível para apoiar Portugal com um financiamento adicional dos projectos do PRR, tal como já fez com outros países.

Noticias Relacionadas