25/04/2025

Teatro Tivoli faz parte dos patrimónios cinematográficos a serem preservados na Europa

O Tivoli foi criado por Frederico Mayer e projetado por Raul Lino e é uma jóia não só cultural mas também arquitectónica do continente

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky

O Teatro Tivoli, em Lisboa, faz parte de uma lista de tesouros do cinema europeu. A lista foi criada pela Academia Europeia de Cinema. O património que faz parte desta lista deve ser protegido, para as gerações futuras,devido ao seu valor histórico. A zona ribeirinha do Porto, que serviu de cenário para a cinematografia de Manoel de Oliveira, também faz parte desta lista. A lista divulgada este ano apresenta 11 «tesouros culturais» do cinema europeu. Mais do que um prémio, este é um selo de qualidade para este espaço.

O teatro é um dos principais espaços culturais não só da capital portuguesa mas também do país. O Teatro Tivoli, que fica na Avenida da Liberdade, cumpriu no último ano o seu centenário. Da programação do centenário teve a apresentação da peça de teatro protagonizada por Miguel Falabella e Marisa Orth. Em pleno ciclo de comemorações do seu centenário, o Teatro lançou em parceria com a Have a Nice Day o livro «Tivoli: 100 anos na nossa vida», com textos de Teresa Ribeiro. Este livro pretende homenagear todas as pessoas que trabalharam neste teatro ao longo do último século.

Esta sala, na sua inauguração, chegou a ser a maior do país com 1.114 lugares. Foi aqui que estreou o filme «Doutor Jivago». Frederico de Lima Mayer foi quem teve a ideia para este teatro que fica pertissimo do Parque Mayer. A Meca do teatro de revista em Portugal. Também naquela zona de Lisboa existe a versão portuguesa da calçada da fama. Os nomes de alguns dos principais nomes do teatro português estão inscritos na calçada portuguesa na Praça da Alegria.

O projeto do Teatro Tivoli é da autoria do arquiteto Raul Lino, um dos mais importantes do último século em Portugal. É património nacional desde 2010 e recebe inúmeros tipos de espetáculos. Entre as décadas de 80 e 90 chegou a correr o risco de ser demolido mas foi a opinião pública que preservou este espaço emblemático de estilo neoclássico.