Durante o mês de Novembro, a Mostra Espanha vai apresentar 12 atividades culturais um pouco por todo o país. O objetivo desta mostra é apresentar o dinamismo e a criatividade da cultura espanhola
Nesta programação podemos encontrar atividades ligadas ao cinema, música, artes performativas e exposições. A 2 de Novembro, na Igreja do Convento de S. Domingos, em Montemor-o-Novo, vai se realizar um concerto com o quarteto de guitarras EntreQuatre e a cantora María Berasarte, que em palco apresentarão uma seleção de música espanhola e portuguesa com especial atenção para a recuperação dos cânticos sefarditas.
Já a 7 de Novembro, nas Caldas da Rainha, vai ser inaugurada a exposição «A Textura do Silêncio», do artista espanhol Antonio Navarro. Esta exposição é composta por peças concebidas em metacrilato “negro humo”, um material totalmente mate com o qual constrói com precisão delicados acabamentos geométricos. No mesmo dia, mas no Museu da Marioneta de Lisboa, vai ser apresentado o espetáculo de dança «Viajantes do Espaço», da companhia BAAL. Esta companhia será uma das presentes no festival InShadow, que junta a dança ao vídeo.
O ciclo «Impressões do Cinema Espanhol em Democracia», da Cinemateca Portuguesa, vai passar «El Puente», de Juan Antonio Bardem (vencedor de um Goya de honra). Entre os dias 14 e 19 de Novembro serão exibidas as seguintes obras: «El Puente», de Juan Antonio Bardem (1977), «80 Egunean» de José Mari Goenaga e Jon Garaño (2010), «El Año del Descubrimento» de Luis López Carrasco (2022), «Lejos de África» de Cecilia Bartolomé (1996) e «El Silencio de Otros», de Almudena Carrecedo e Robert Bahar (2018). No Cinanima, Festival de Cinema de Animação de Espinho que se realiza de 8 a 17 de Novembro, vão ser exibidas produções espanholas que vão estar inseridas em várias categorias. Haverá uma sessão de curadoria da Universidade de Valência.
A cantora andaluza Rocío Márquez vai subir ao palco do Teatro S. Luiz, em Lisboa, no dia 10 de Novembro. O concerto desta voz, associada a nova geração do flamenco, vai estar incluída no Misty Fest. O Musicbox, em Lisboa, recebe a 16 de Novembro o concerto das jovens músicas espanholas Rebe e Amore.
Já no dia 14 de novembro no Instituto Cervantes de Lisboa, e por ocasião do 40º aniversário da Editora Regional de Extremadura, terá lugar um evento comemorativo em que se abordará a geminação de Portugal e da Extremadura na literatura. Também no Instituto, a 21, o dramaturgo Pedro Saavedra irá fazer uma leitura dramatizada de «O Triciclo», uma das obras mais emblemáticas do escritor Fernando Arrabal.
Por último, nos dias 29 e 30 de Novembro e 1 de Dezembro, realiza-se na Casa do Comum, em Lisboa o encontro multidisciplinar «Esto no es una poesía», que apresenta uma série de trabalhos multidisciplinares que criam um cruzamento entre cinema, literatura, música e artes plásticas.
Passando para o Porto, e com seleção do curador e jornalista Miquel Escudero Dieguez, a Mostra Espanha e o Porto/Post/Doc, festival que se realiza de 22 a 30 de Novembro, reúne seis filmes que traçam uma cartografia de algum do melhor cinema contemporâneo espanhol de diferentes géneros. Na cidade também poderá ser vista uma peça escultórica, a partir do dia 29, dedicada a soldados nazis que participaram na Guerra Civil espanhola.