José Manuel Albares fez visita a África para preparar Presidência europeia

Ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol esteve na Guiné-Bissau e viu de perto o trabalho das ONGs

Comparte el artículo:

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Espanha, José Manuel Albares, fez uma visita a três países africanos para preparar a Presidência da UE, que vai acontecer no segundo semestre deste ano. África e os inúmeros desafios que este continente vizinho do europeu vai estar no topo das prioridades da Presidência que em breve vão alcançar, pela quinta vez. Enquanto estiverem no Conselho da União Europeia vão desenvolver iniciativas que abarcam das questões políticas às humanitárias.

Habitualmente o foco de influência do continente está na América Latina e no Norte de África, mas agora o seu interesse vai descer um pouco mais no mapa. O «Foco África 2023» considera como «países prioritários» Moçambique e Angola. Para além do Níger e da Nigéria, a Guiné-Bissau também faz parte deste roteiro. A visita ao país lusófono tem como objetivo, segundo um comunicado emitido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, manifestar o «apoio aos avanços que o Governo tem conseguido em matéria económica e social».

Em Bissau, Albares visitou o Hospital Nacional Simão Mendes, que conta com financiamento espanhol através de uma cooperação que as duas nações têm na área da saúde. O ministro pode conhecer bem de perto o trabalho feito. Junto a ONG Aida, que trabalha neste hospital, Espanha pretende melhorar a alimentação das crianças e a saúde reprodutiva das mulheres. Nos últimos 30 anos, a taxa de mortalidade infantil tem descido de forma constante em todos os países lusófonos.

A nível político, o responsável pela diplomacia espanhola reuniu-se com a sua homóloga, Suzi Barbosa, e com o presidente Umaro Sissoco Embaló (que também esteve presente na tomada de posse de Lula da Silva). Desta forma, Espanha pretende estreitar a sua cooperação com a Guiné-Bissau durante a Presidência da mesma na Cedeao. Na visita, José Manuel Albares reuniu-se com a sua homóloga «para dar um novo impulso às relações bilaterais e á cooperação». Albares e Barbosa assinaram dois memorandos que insidiam nas áreas da Educação e do Desporto.

Noticias Relacionadas