Con el patrocinio de:

Galp quer aumentar os seus postos de carregamento elétrico na península ibérica

O objetivo da empresa é chegar aos 10.000 postos de carregamento em todo o território

Comparte el artículo:

Até ao fim do ano, a Galp quer 5 mil pontos de carregamento para veículos elétricos em território ibérico. Para o ano de 2025, o objetivo é que sejam um total de 10.000 postos. No caso português, Vilamoura e Santa Maria da Feira vão receber os mais recentes carregadores da Galp, o que fará com que a empresa passe a ter 126 pontos em todo o país. Vilamoura, que a partir de 2024 passará a ter 38 pontos, será a cidade de Portugal com a maior densidade de pontos de carregamento ultrarrápidos de domínio público.

A rede Galp opera neste momento mais de 2.600 pontos de carregamento, com uma capacidade instalada de 45MW. A rede de carregamentos elétricos da Galp recebeu, no primeiro trimestre deste ano, um aumento de 60% na sua procura. 196 413 carregamentos de veículos elétricos foram feitos até ao momento. Segundo um comunicado emitido pela empresa, este crescimento pode ser explicado pela «expansão da rede de pontos de carregamento, com projetos de investimento que visam um objetivo global de 10 mil pontos em Portugal e Espanha até 2025».

A mobilidade elétrica é uma das opções mais sólidas para a transição energética pretendida. Até ao fim do presente ano, estima-se que, a nível mundial, sejam vendidas 14 milhões de unidades de carros elétricos. Em Matosinhos (onde estão há 50 anos), a empresa em conjunto com a Fundação Oceano Azul pretendem criar, nos antigos terrenos da refinaria, um Centro Internacional de Biotecnologia Azul. Assim, vai se criar uma cidade neutra em carbono e mais inovadora. Estas entidades pretendem que Portugal seja um «líder da inovação e investigação aplicada da biotecnologia azul à escala mundial».

Noticias Relacionadas