Presidente da Colômbia realizou visita de trabalho a Portugal para aproximar os dois países

Petro elogiou via portuguesa no combate ás drogas e pediu um maior investimento das empresas portuguesas no país

Comparte el artículo:

Depois de ter estado em Espanha, o presidente da Colômbia passou por Portugal. Gustavo Petro esteve em terras lusitanas para uma visita de trabalho. No encontro com o primeiro-ministro português, este afirmou que pretende colaborar com a Colômbia em matérias tão sensíveis como a energia, a alimentação e o combate às drogas.

«A transição energética abre enormes oportunidades para reforçarmos esse relacionamento, designadamente na área das renováveis e do hidrogénio verde», disse António Costa na rede social Twitter. Nos últimos anos, várias empresas portuguesas, tanto da área da energia como da construção civil, tem investido na Colômbia. Na conferencia de imprensa dada após a reunião com António Costa, Gustavo Petro elogiou a via portuguesa no combate às drogas, lamentando o caminho que se segue na América Latina e como o mesmo coloca em cheque a democracia na região.

Colômbia pretende seguir via portuguesa no combate a droga

«Portugal seguiu já há 20 anos uma via muito diferente na luta contra a droga em relação à Colômbia e às Américas. Aqui há uma alternativa que queremos avaliar e que pode ser seguida pelos nossos povos, tendo em vista uma mudança. Em Portugal, não está criminalizada, o que não significa que seja legalizada», lembrou Petro. Em Portugal não é ilegal ter droga (até 1 grama) para consumo próprio e as salas de chuto tem controlado problemas de saúde pública (como é o caso da SIDA) graças ao controlo de seringas usadas.

O português deu os parabéns pela luta pela paz e por um desenvolvimento inclusivo da Colômbia. Atualmente, a Colômbia está a enfrentar uma crise não só económica, política, mas também social. 40% da população está a viver abaixo do limiar da pobreza. O país pretende «romper» com o petróleo. Costa e Petro (antigo guerrilheiro) acreditam que existem várias oportunidades de colaboração entre os dois países.

Esta visita insere-se numa perspetiva que pretende reforçar as já «excelentes relações entre os dois países». Os dois governantes visitaram o Museu do Aljube, que retrata a resistência dos antifascistas. O presidente colombiano, que esteve em Portugal dois dias, também se encontrou com o chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa. O presidente português ofereceu ao seu homologo colombiano um jantar no Palácio da Cidadela de Cascais. O encontro entre os dois chefes de estado aconteceu no Palácio Nacional de Belém.

Noticias Relacionadas