O fotógrafo espanhol Adra Pallón é o vencedor do Concurso de Fotografia Transversalidades 2024. O grande vencedor ganhou pelo trabalho «Demothansia». Este conjunto de imagens retrata o despovamento e a morte lenta de muitas regiões rurais de Espanha.
De 600 concorrentes, 19 foram premiados pelo júri. Participaram fotógrafos de mais de 60 países. Da lista de vencedores temos fotógrafos de: Espanha (7), Portugal (5), Índia (2), China (1), Croácia (1), Itália (1) Irão (1), Moçambique (1). Estes foram distinguidos em áreas tão diversas como portfólio, património natural ou processos de urbanização. Foram dados dois preços especiais, um para um fotógrafo português e outro para um concorrente dos PALOP. Os distinguidos foram: Alina Zaharia e Albino Mahumana (Moçambique). A exposição e o lançamento do catálogo desta edição terão lugar no Teatro Municipal da Guarda, no dia 8 de Dezembro.
O concurso de fotografia sem fronteiras, que teve a sua 13ª edição, foi organizado pelo Centro de Estudos Ibéricos. O projeto Transversalidades – Fotografias sem Fronteiras tem como objetivo aproveitar o valor estético, documental e pedagógico da fotografia para valorizar territórios com menos visibilidade.