Andrés Allamand é o novo Secretário-Geral Ibero-Americano

Reunião dos Ministros dos Negócios Estrangeiros decorreu em Santo Domingo

Comparte el artículo:

A I Reunião dos Ministros dos Negócios Estrangeiros, que aconteceu de forma presencial em Santo Domingo, ficou marcada pelo fortalecimento da resposta dada diante a crise da COVID-19. Também elegeram um novo Secretário-Geral Ibero-Americano. Andrés Allamand, responsável pelas relações chilenas, foi o escolhido para ocupar o lugar de Rebeca Grynspan. A costa-riquenha deixou o cargo em Setembro para ir trabalhar nas Nações Unidas, junto a António Guterres.

Esta reunião, que contou com a presença dos representantes dos 22 países, foi caracterizada pelo diálogo construtivo e pela busca de consensos. Na declaração feita apelaram ao fortalecimento do multilateralismo para articular e acordar medidas inovadoras. Estas são destinadas a promover a recuperação da crise em que os países do espaço ibero-americano mergulharam devido a COVID-19.

O acesso universal e equitativo às vacinas, a promoção de debates junto ao FMI e a OMC e o apoio ao Fundo Ibero-Americano de Garantias para a cultura são algumas das medidas que fazem parte desta declaração. Os ministros pretendem que 2022 seja reconhecido como o Ano Ibero-Americano da Cultura e do Desenvolvimento. Os responsáveis políticos também aprovaram que, após a República Dominicana, o Equador ostente a Secretaria Pro Tempore da Conferência Ibero-Americana. Este será a sede da Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo. Esta vai acontecer em 2024.

O encontro dos responsáveis pelos negócios estrangeiros fez parte dos encontros preparatórios para a XXVIII Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, que será realizada na República Dominicana em 2022 com o lema “Juntos por uma Ibero-América justa e sustentável”.

Noticias Relacionadas