Ilhas Selvagens passam a ser a maior reserva marinha total do Atlântico Norte

Medida do governo madeirense pretende ser referencia em politicas de conservação da natureza

Comparte el artículo:

As ilhas Selvagens, na Madeira, têm a maior área marinha de proteção total do Atlântico Norte. Esta área, criada pelo governo madeirense, abrange uma área de 12 milhas náuticas ao redor destas ilhas. As Selvagens, tal como quase todas as ilhas da Macaronésia, têm origem vulcânica. O arquipélago é um santuário para aves, especialmente as cagarras. Este é um dos últimos lugares do planeta que tem as suas águas (quase) intactas.

O presidente do governo madeirense, Miguel Albuquerque, relembrou que o arquipélago «tem sido uma referência mundial em matéria de políticas de Conservação da Natureza». A proteção destas águas acontece nos 50 anos da constituição desta reserva e tem como objetivo reforçar aquele que é conhecido como o «ecossistema mais intacto do Atlântico Nordeste”. As Selvagens são mais antiga reserva natural portuguesa pretende desta forma ser um farol para outras ideias que ajudem a conservar a natureza.

A proteção às Selvagens aumenta e proíbe atividades extrativas

Neste território de 2.677 km2, as espécies devem ser protegidas de todas as atividades de extração, como é o caso da pesca. Contribuir para o aumento da diversidade marinha, assegurar a integridade dos ecossistemas e valorizar o capital natural da região autónoma portuguesa são os objetivos que estão por detrás da criação da maior área marinha de proteção total do Atlântico Norte e uma das maiores do mundo.

O aumento da proteção às ilhas Selvagens conta com o apoio da National Geographic e da Fundação Oceano Azul. As alterações climáticas que o mundo enfrenta atualmente estão a colocar em causa a vida dos oceanos. Estes estão a ficar mais ácidos, o que faz com que tenham uma menor capacidade de reter carbono.

Noticias Relacionadas