«A noite», peça de Saramago, chega aos palcos a menos de um mês dos 50 anos do 25 de Abril

Peça de Saramago é baseada numa redação e passa-se na noite de 24 para 25 de Abril de 1974, noite em que tudo mudou em Portugal

Comparte el artículo:

«A noite»,de Saramago, pode ser vista no palco da Academia de Artes do Estoril durante esta Páscoa. Esta peça foi escrita em 1979 e a sua ação se desenrola durante a noite de 24 para 25 de Abril de 1974. A peça escrita por José Saramago é interpretada por Diogo Morgado (que ficou conhecido em Hollywood pelo seu papel como Jesus), Jorge Corrula e João Didelet.

Esta peça, que foi a primeira escrita pelo Nobel da Literatura, passa-se na redação de um jornal, em Lisboa, na noite que antecede a Revolução dos Cravos, e a ação centra-se numa discussão entre Manuel Torres, um redator de província que defende a verdade jornalística, e o seu chefe de redação, Abílio Valadares, submisso à ditadura e à censura existentes em Portugal. Ao lado de Abílio Valadares está o diretor do jornal, Máximo Redondo. O idealista Manuel Torres, que trabalha no turno da noite, pretende que a verdade volte aos jornais, ultrapassando as malhas da censura existente até ao período da revolução.

O conflito entre os dois lados agrava-se com a saída das tropas às ruas. O chefe de redação proíbe que se noticie qualquer informação, aumentando a tensão na equipa, já que Manuel Torres e Jerónimo exigem a confirmação da informação, dos factos e, caso se provem, que sejam notícia de primeira página na edição do dia seguinte. Mas para chegar às páginas, muitas coisas acontecem não só nesta peça mas também na vida real (o próprio Saramago chegou a trabalhar num jornal).

Esta peça é uma homenagem ao 25 de Abril, que vai comemorar 50 anos também com uma programação cultural. A peça estreia nesta quinta e pode ser vista no auditório Carlos Avillez até ao próximo domingo.

Noticias Relacionadas