Páscoa traz a volta das patrulhas mistas para proteger os turistas que passam a fronteira neste período turístico

As patrulhas mistas costumam acontecer nos períodos com um aumento dos turistas, como é o caso da Páscoa ou do Natal

Comparte el artículo:

Com a Semana Santa, muitos turistas chegam a Portugal, especialmente vindos de Espanha. O aumento de turistas nas ruas é habitualmente acompanhado por mais polícia. Mesmo com o mau tempo que é sentido um pouco por todo o território ibérico, inúmeras procissões têm levado os turistas às ruas. Com a polícia sempre presente.

O projeto Comissária Europeia faz com que nestes períodos festivos seja bastante habitual ver a polícia portuguesa a fazer rondas, especialmente na zona raiana, ao lado de agentes da Guardia Civil. Estas equipas para além de reforçarem a segurança destes turistas também ajudam a ultrapassar alguma fronteira linguística existente. Também podem ser encontrados policiais portugueses no lado espanhol.

Segundo a PSP, este tipo de ações «procuram dedicar uma atenção especial ao turista e um contacto mais próximo, num esforço também conjunto contra a delinquência». Estas ações fazem com que a segurança efetiva aumente e as populações se sintam mais seguras. Para além do policiamento, as forças nestes dias vão partilhar conhecimentos, formas de atuação e estreitar laços.

O policiamento conjunto costuma ser desenvolvido no âmbito do Memorando de Cooperação entre a Polícia de Segurança Pública da República Portuguesa e o Corpo Nacional de Polícia do Reino de Espanha.

Noticias Relacionadas