23/05/2025

A presença portuguesa na 45.ª edição da FITUR tem como destaque a gastronomia e o artesanato

A participação portuguesa na FITUR é a maior de sempre e pretende captar ainda mais turistas do mercado espanhol

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky

Se o Brasil é o país convidado na 45.ª edição da FITUR, que está a acontecer em Madrid, Portugal é um dos países que pode ser «visitado» nesta feira de turismo. A delegação portuguesa será a maior de sempre, já que ocupa um espaço de 880 m².  Setúbal é uma das localidades portuguesas presentes nesta feira de turismo.

Durante a feira, os visitantes poderão participar em várias atividades, incluindo apresentações culturais, workshops ou degustações de produtos típicos das várias regiões de Portugal. «A presença nacional na FITUR é fundamental para reforçar o nosso compromisso em afirmar o país como destino turístico sustentável, que respeita e valoriza o meio ambiente, as comunidades e as tradições, com vista a promover a atividade turística e a consolidação dos fluxos do mercado espanhol», lembra o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, sobre a participação portuguesa na FITUR.

No último ano, o mercado espanhol foi o terceiro que mais turistas emitiu para Portugal. Os dois países, em conjunto, são a maior placa recetiva de turismo do mundo, com um recorde de entradas de 125 milhões de turistas internacionais. Espanha recebeu 94 milhões de turistas internacionais, Portugal recebeu 30 milhões. O turismo de Portugal pode e deverá continuar a crescer.

Na FITUR, Portugal apresenta duas campanhas, que demonstram a nossa gastronomia e artesanato únicos e que têm como títulos, «Portugal, uma receita por escrever» e «Portugal is Art». No que toca a gastronomia, esta é um reflexo da história, cultura e tradição do destino. A gastronomia, vista como uma das maiores expressões de Portugal, oferece aos visitantes uma experiência sensorial única, que integra sabor, tradição e autenticidade. O azeite, o vinho ou o bacalhau são alguns dos principais ingredientes da gastronomia portuguesa. Já a campanha «Portugal is Art» pretende mostrar que em Portugal, a arte se vive de forma plena e diversificada, do enoturismo ao surf, da literatura à música, da gastronomia à contemplação. A campanha destaca a relação entre artistas e o património histórico-cultural, celebrando cada momento em Portugal como uma expressão de criatividade e arte.

A FITUR finaliza no dia 26 de Janeiro.