Con el patrocinio de:

Endesa venceu o concurso público para a central do Pego

Projeto aposta nas energias híbridas e no desenvolvimento económico de Abrantes

Comparte el artículo:

A empresa de energia espanhola Endesa foi a vencedora do concurso público que atribuia um ponto de ligação da central do Pego, em Abrantes. A companhia ultrapassou as propostas da Tejo Energia, da Greenvolt e da EDP Renováveis. A aposta da Endesa em Portugal continua e desta vez foca-se num modelo inovador, renovável e que dá um papel de importância às comunidades locais.

A empresa vai, segundo um comunicado, «instalar 365 MWp de energia solar, 264 MW de energia eólica com armazenamento integrado de 168,6 MW e um eletrolisador de 500 kW para a produção de hidrogénio verde». Esta energia vai estar disponível na Rede Elétrica de Serviço Público (RESP). Para reconverter a central, que trabalhava a carvão, a companhia pretende investir 600 milhões de euros.

O projeto apresentado pela Endesa Generación Portugal prevê a «hibridização de fontes renováveis e o armazenamento naquela que será a maior bateria da Europa». Esta central vai produzir quase 6.000 horas de energia. Rafael González, Diretor Geral de Geração da Endesa, acredita que a participação no Pego «marcará um antes e um depois no setor». O projeto apresentado pela Endesa vai permitir colocar Portugal na vanguarda europeia do desenvolvimento e utilização de energias híbridas.

A Endesa também pretende criar 75 postos de trabalho e contribuir para a riqueza e o crescimento da região de Abrantes. A empresa também vai ter planos de formação vocacionados para as energias renováveis e o envolvimento de PME’s em projectos específicos. Até ao momento, a Endesa já conta com o interesse de 8 parceiros locais.

Noticias Relacionadas