Mostra Espanha 2021 chega ao fim com dezenas de atividades

O melhor da cultura espanhola para terminar o ano com "chave de ouro"

Comparte el artículo:

O fim do ano traz uma programação da Mostra Espanha repleta de concertos, conferências e exposições a não perder. Ao longo do mês de Dezembro vão acontecer dezenas de atividades culturais em Lisboa, Porto, Guimarães e Caldas da Rainha.

O mês vai começar, nos dias 2 de 3 de Dezembro, com a IV edição dos Kindred spirits: Intercâmbios Europeus. A Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, vai receber sessões de poesia com Luis Muñoz e Ángeles Mora. No Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, a 4 de Dezembro, vai ser apresentado o espetáculo O Jardim das Hespérides de Alicia Souto, que faz parte de um projeto hispano-marroquino que envolve mulheres marroquinas e espanholas em Casablanca e Valladolid.

No dia 9 de Dezembro vai ser inaugurado, no Instituto Cervantes, a exposição Goya fisionomista, A linguagem do rosto na obra gráfica de Goya. Nesta mostra podem ser vistas gravuras provenientes das suas principais séries: Los Caprichos, Los Disparates e Los Desastres de la Guerra. A Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa, inaugura no dia 15 de Dezembro, Juan Giralt. Controlo e Fuga. Esta exposição mostra os últimos trabalhos da obra de Giralt.

A música clássica e erudita fazem parte da programação da Mostra Espanha no mês de Dezembro. No dia 11 de Dezembro, na Fundação Oriente, e em parceria com o Festival Estoril Lisboa, vai realizar-se um concerto do prestigiado grupo de câmara espanhol Sonor Ensemble, em colaboração com o grupo vocal português Olisipo. O objetivo é comemorar o V Centenário da Primeira Circum-navegação da Terra, empreendida por Fernão de Magalhães e Juan Sebastián Elcano. Este espetáculo vai apresentar um percurso musical por algumas das zonas geográficas percorridas pela frota há cinco séculos.

A pianista Andrea González vai subir ao palco da Casa das Artes, no Porto, no dia 18 de Dezembro, com a música do monge espanhol Rosendo Salvado e a soprano Leonor Bonilla. Esta iniciativa vai terminar com um concerto inserido na 7ª edição do Festival Internacional de Guitarra de Guimarães. A 27 de Dezembro, o guitarrista Raul Cantizano vai apresentar-se perante o público português.

Noticias Relacionadas