Portugal abrirá um Consulado-geral em Andorra para a alegria da comunidade

Comemorações do Dia de Portugal terminam na Andorra após promessa feita na ultima Cimeira Ibero-Americana

Comparte el artículo:

No Principado da Andorra, onde chegou após uma visita a Londres, o presidente da República de Portugal encontrou-se tanto com as mais altas autoridades como os portugueses residentes no local. Na Andorra teve reuniões com os copríncipes e com a ministra dos Negócios Estrangeiros, Maria Ubach Font. No encerramento das comemorações do 10 de Junho foi anunciado que será aberto um Consulado-geral em Andorra. Este é um desejo antigo da comunidade que representa 14% da população de 80 mil habitantes do Principado.

Na chegada a Andorra, onde encerrou a celebração do Dia de Portugal junto da comunidade, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou a «amizade profunda que une os dois países e o sentimento de casa sentido no Principado». O chefe de Estado português foi recebido por um grupo de crianças, algumas fazendo já parte de uma segunda geração de portugueses, que cantou os hinos dos dois países. O encontro, promessa antiga feita por Costa e Marcelo, com os residentes teve que acontecer no Centro de Congressos devido a uma complicada situação atmosférica. Na intervenção que fez, relembrou os primeiros emigrantes que nas décadas de 1960 e 1970, maioritariamente oriundos do norte de Portugal, chegaram para trabalhar no pequeno país encrustado entre Espanha e França.

Ainda em Braga, cidade escolhida para receber as cerimónias oficiais desta data, Marcelo Rebelo de Sousa destacou que «é o povo português a razão de sermos o que somos e como somos, de sermos Portugal, viva o povo português, vivam os portugueses de ontem, de hoje e de sempre onde quer que façam Portugal».

Noticias Relacionadas