Reis de Espanha vão visitar pela primeira vez Angola

Angola faz parte de uma lista de países prioritários para Espanha

Comparte el artículo:

Os Reis Felipe VI e Letizia de Espanha vão fazer uma visita oficial a Angola já em fevereiro. Esta visita, anunciada pelo chefe de estado, vai ser a primeira dos monarcas a uma nação da África subsaariana. Falando perante o corpo diplomático espanhol, Felipe VI disse que aguarda a viagem a Angola com «especial entusiasmo». Ainda em 2021, Pedro Sánchez esteve no país liderado por João Lourenço. Isto fez com que as relações bilaterais fossem reforçadas.

Quando esteve em Madrid, o presidente de Angola fez um convite público para que Felipe VI fosse ao país. A deslocação já está marcada. O monarca e o presidente angolano encontraram-se recentemente em Brasília. A deslocação dos Reis acontecerá após a visita feita pelo ministro dos negócios estrangeiros a Guiné-Bissau. Espanha, que vai assumir a presidência europeia no segundo semestre deste ano, olha para África como um continente «com infinitas necessidades e cheio de possibilidades de cooperação».

África será uma das prioridades da presidência espanhola. Esta presidência terá os seguintes desafios em África: combate a emergia climática, segurança alimentar e a segurança dos movimentos migratórios. África é um continente vizinho que apresenta várias oportunidades para o futuro e faz parte do plano Foco África 2023. Dois dos países prioritários deste plano serão os lusófonos Moçambique e Angola.

Este plano vai tentar marcar uma diversificação na esfera de influência diplomática europeia, tradicionalmente centrada na América Latina e no norte de África. Espanha pretende ser o país de referência da União Europeia para o continente africano.

Noticias Relacionadas