Caetano Veloso recebeu a medalha de mérito cultural do Governo português

Maria Behtânia, irmã de Caetano, já tinha recebido esta medalha que distingue aqueles que se destacam culturalmente

Comparte el artículo:

Depois de ter recebido o doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Salamanca, o músico brasileiro Caetano Veloso voo para Portugal para dar um conjunto de espectáculos, nos Coliseus de Lisboa e do Porto, que estão a ser apresentados como os últimos da sua vasta carreira. Todos estes concertos estão esgotados.

No documentário Caetano explica meu Coco, Caetano Veloso juntou-se a Carminho para explicar as diferenças entre o português falado em Portugal e no Brasil. Esta conversa deu origem a um tema. Você-Você também é o nome de um dueto de Caetano Veloso com Carminho e que faz parte do mais recente álbum, Meu Coco, do conhecido músico brasileiro.

O primeiro-ministro António Costa entregou a Caetano Veloso a medalha de mérito cultural. Esta medalha já foi entregue a irmã de Caetano, Maria Behtânia, a escritora Agustina Bessa-Luís ou a pianista Maria João Pires. Criada pelo Governo de Portugal em 1984, esta condecoração civil distingue pessoas singulares ou colectivas, nacionais ou estrangeiras, pela sua dedicação a actividades de acção ou divulgação cultural.

Na cerimónia de entrega também esteve presente o ministro da Cultura, Pedro Adão Silva. No Palácio de São Bento, onde decorreu esta entrega, o primeiro-ministro valorizou o poder da música de Caetano Veloso como um «poderoso veículo de divulgação e afirmação da língua portuguesa». Costa também referiu que o Frátia, o programa de Erasmus da CPLP, é inspirado no verso de uma canção do cantor. O músico agradeceu «a sorte ambígua, mas indubitavelmente sorte, de ter nascido num país que fala português».

Noticias Relacionadas