Alcalá de Henares, o berço de Cervantes

Comparte el artículo:

Na comunidade de Madri, a somente 40 minutos da capital espanhola está localizada Alcalá de Henares uma cidade realmente única, repleta de beleza, cultura e muita história, por todos os lados.

Em 1998 foi incluída na Lista do Patrimônio da Humanidade pela Unesco, por dois importantes motivos: por ser o lugar de nascimento de Miguel de Cervantes, autor da universal obra de Dom Quixote e porque abrigou a Universidade Complutense de Alcalá, a primeira cidade universitária da Europa e que serviu de modelo para outras universidades no velho continente e também na América.

A cidade respira cultura e tem uma atmosfera especial, criada a partir do cultivo à da imagem de Cervantes.

E é pelo filho mais famoso da cidade que começamos nosso passeio, a Museu Casa Cervantes está localizada em pleno bairro judeu ali, em 1547, o literário nasceu, cresceu e viveu seus primeiros anos.

Encontramos uma reconstrução fiel de uma casa típica de época do séc. de ouro na Espanha (XVI e XVII). É fácil imaginar presença de seus moradores, a família Cervantes, com seus costumes, gostos e afazeres cotidianos. Além dos pacientes do pai do escritor, a visita é uma delícia, e o melhor, é gratuita!

Continuamos pela Calle Mayor antiga juderia ou bairro judeu, é a mais longa rua da Espanha a possuir vigas laterais. A princípio essas vigas eram de madeira, porém, no século XIX, foram substituídas por colunas de pedra. Os judeus destinavam a parte térrea de seus imóveis para pôr em funcionamento seus estabelecimentos comerciais, e usavam como casa a parte de cima.

Toda visita a Alcalá de Henares deve passar pelo Colégio de San Ildefonso, que é a Universidade de Alcalá de Henares. O edifício, situado no centro histórico da cidade, chama a atenção pela espetacular fachada. É retrato da estrutura universitária projetada pelo cardeal Cisneros em 1499, quando era regente do Reino da Espanha, antes da chegada do imperador Carlos V.

Destaque para o Paraninfo ou Teatro Escolástico, lugar destinado à imposição de graus e realizavam-se os atos acadêmicos solenes, onde após de anos de estudos, os alunos seriam finalmente aprovados ou não. Hoje é o palco de celebração do famoso Prêmio Cervantes de Literatura, que os Reis de Espanha anualmente entregam a um escritor ou escritora das letras hispânicas.

A Praça de Cervantes é um monumento em si, presta homenagem ao filho predileto da cidade, tanto no nome como em uma estátua central, é o coração da cidade e centro da vida social e cultural da localidade Complutense.

Nela localiza-se a Prefeitura de Alcalá, ao lado está outro lugar emblemático de Alcalá, o Corral de Comedias, que no início do século XVII exibia suas obras teatrais. No extremo sul da praça está O Quiosque da Música do final do século XIX, sua função original era servir como cenário de pequenas apresentações.

Outro dos elementos mais significativos da praça é a torre e as ruínas da antiga igreja de Santa Maria la Mayor, com um magnifico mirador da cidade à qual se pode aceder gratuitamente, no local conserva-se a pia de batismo de Cervantes!

A cidade na Idade Média estava totalmente em volta de uma muralha, sendo necessário para entrar e sair dela usar uma de suas portas. Uma delas é a Porta de Madri, servindo de proteção e defesa frente à invasão inimiga.

Em frente à porta de Madri, encontramos uma das numerosas pousadas que havia na cidade e a única ativa até os dias de hoje. A Pousada do Inferno ou do Diabo, foi mencionada em El Quixote apócrifo do enigmático Alonso de Avellaneda: «Llegaron en esto a un mesón fuera de la Puerta de Madrid y entrando en él pidió Don Quijote un aposento secreto y bien aderezado para la reina Cenobia»..

O edifício já foi residência, hoje é um bar que realiza shows e apresentações, é uma parada obrigatória e diversão garantida para seus visitantes, bonita, com muita história e conservada em cada detalhe.

Destaque para a Casa da Entrevista, o antigo convento de San Juan, recebeu esse nome porque nela se produziu a primeira entrevista entre Cristóvão Colombo e Isabel “a Católica” antes da descoberta da América, em janeiro de 1486.

Por fim, deve-se voltar ao princípio para entender o todo, o local descende da cidade romana de Complutum, que dá nome à Universidade Complutense, mais tarde, sob o domínio muçulmano passou a chamar-se Alcalá. Henares é a denominação do rio que passa pela cidade. Daí Alcalá de Henares.

A antiga cidade romana, foi uma das mais importantes colônias romanas na Península Ibérica, alcançou uma extensão de mais de 50 hectares, estava rodeada de rios e planícies férteis.

Complutum é sem dúvidas é dos mais importantes locais arqueológicos de Madrid, é superinteressante para ver como viviam os romanos em Alcalá de Henares, podemos ver os restos de edificações como a fachada monumental, ruas e infraestruturas hidráulicas.

Por todo o relatado Alcalá de Henares merece uma ou várias visitas, sem sombra de dúvidas, para desfrutar sem pressas de seus atrativos turísticos, que certamente são mais do que os enumerados acima.

Lorena Luciana Santos

Noticias Relacionadas