Distrito de Setúbal possui as videiras mais antigas plantadas em território ibérico

O Brasil é o principal mercado exportador para os vinhos produzidos em Setúbal

Comparte el artículo:

Vinhos da região de Setúbal

No distrito de Setúbal é possível encontrar as videiras que se acreditam que foram as primeiras plantadas em território ibérico. Foi há 2000 a.C que a plantação de vinhas começou na península ibérica. Nesta região da área metropolitana, que fica a menos 30 quilómetros da capital e destaca-se pelas suas luxuriantes belezas naturais, existem muitos vinhos conhecidos. Os seus 8 mil hectares de vinhedos, uma boa parte deles ficam nas localidades de Palmela e de Azeitão, produzem 50 milhões de litros por ano.

O Brasil é o principal mercado para estes vinhos. Os vinhos Moscatel de Setúbal (que chegaram a fama devido ao produtor José Maria da Fonseca) e o Periquita, o primeiro tinto a ser engarrafado em Portugal, são os mais conhecidos. A quinta Bacalhôa, propriedade do Comendador Joe Berardo, é uma das principais produtoras da região e está aberta para todos os conhecedores poderem experimentar os principais vinhos de Setúbal.

Os vinhos da Península de Setúbal possuem três classificações segundo sua origem: Denominação de Origem Setúbal: são elaborados os vinhos licorosos mais tradicionais da região, o Moscatel de Setúbal e o Moscatel Roxo de Setúbal, com uma personalidade impressionante. As características mais marcantes dos vinhos da região de Setúbal são os seus aromas florais nos vinhos brancos e nos vinhos tintos, sabores suaves.

A uva usada para fazer o moscatel é conhecida por ser muito doce, sensível e exigir cuidados redobrados na altura da vindima. A demarcação da Região do Moscatel de Setúbal é a segunda mais antiga de Portugal, ficando apenas atrás daqueles que são produzidos no Douro.

Noticias Relacionadas