DocLisboa vai receber a maior retrospectiva em território europeu sobre o trabalho do realizador mexicano Paul Leduc

O realizador foi um dos nomes mais importantes do cinema independente do México e o seu trabalho demonstra as mudanças que aquele país enfrentou ao longo das décadas

Comparte el artículo:

O DocLisboa vai exibir a maior  retrospectiva, fora do México, da obra do realizador  Paul Leduc. O realizador mexicano, que nasceu em 1943 e morreu em 2020, terá, desta forma, a sua primeira retrospectiva no continente europeu. O realizador é um nome de referência do cinema independente mexicano feito a partir da década de 70. Tem se tornado mais conhecido em outros países  graças ao trabalho de divulgação que está a ser feito pela Filmoteca da Universidade Nacional Autónoma do México.

Esta retrospectiva será intitulada “Uma dança para a música do tempo”.BA 5 de Julho será apresentado o filme «Cómo ves?”, retrato de caráter quase documental sobre a vida dos jovens num dos bairros mais pobres da Cidade do México. Esta película não tem um protagonista definido. Os seus filmes demonstram as alterações políticas e socioculturais que o México sofreu ao longo das décadas. Nas películas de Leduc cruzam-se elementos diversos, como é o caso da poesia, dança ou música. O que torna a sua linguagem cinematográfica única.

Antes da apresentação de cada um dos filmes escolhidos haverá momentos musicais a cargo de músicos mexicanos. Esta retrospectiva, que conta também com a participação da Cinemateca Portuguesa, vai acontecer durante o mês de Outubro. Esta retrospectiva conta com o apoio do Festival Internacional de Cinema da UNAM e da Embaixada do México.

O festival de cinema documental de Lisboa, que vai para a 22.ª edição, vai acontecer de 17 a 27 de Outubro

Noticias Relacionadas