Reitor da Universidade do Minho é o novo presidente do Grupo de Tordesilhas

Este grupo de reitores de Portugal, Espanha e do Brasil voltam a reunir-se no próximo ano no Minho

Comparte el artículo:

O reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, foi eleito como o novo presidente do grupo de Tordesilhas que junta um total de 55 universidades de Portugal, Espanha e Brasil. Esta rede junta atualmente 24 universidades brasileiras, 21 espanholas e 10 portuguesas. Vieira de Castro é reitor da Universidade do Minho desde 3027. Também já presidiu a Conferência de Reitores das Universidades do Sudoeste da Europa. O professor catedrático lecionou ainda em universidades de vários países.

Estas academias parceiras cooperam em vários desafios que têm em comum, não só na área da educação mas também nas relações sociais. Um dos objetivos deste grupo é a criação de colégios doutorais compostos por, pelo menos, uma academia de cada país participante.

A eleição e tomada de posse do português decorreu durante o encontro, que abordou a transição digital, de Reitores deste grupo que aconteceu no Brasil.

O próximo Encontro de Reitores daquele órgão vai decorrer na Universidade do Minho, em outubro de 2024. Este grupo nasceu em 2000 quando aconteceu a primeira reunião de reitores em Tordesilhas, evocando ao mesmo tempo o tratado ibérico e os 500 anos do descobrimento do Brasil.

Noticias Relacionadas