Nova biografia de Camões demonstra que o poeta maior da língua portuguesa também era um homem de «carne e osso»

'Fortuna, caso, tempo e sorte' foi lançado nas comemorações dos 500 anos do nascimento do poeta maior da língua portuguesa

Comparte el artículo:

Há uma nova biografia de Luís Vaz de Camões. O poeta maior da língua portuguesa é apresentado como rebelde, com gosto pelas brigas e empático com as mulheres (algo não muito habitual naquele período histórico). Camões era um boémio que perseguia amores que eram impossíveis, como foi o caso de prostitutas ou de uma dama do palácio real. Várias vezes preso fez com que deixasse de respeitar as altas figuras. Apenas o povo respeitava e exaltava, como podemos ler nos seus escritos.

Camões, segundo Rio Novo, terá sido ghost writer. Uma vez, ele recusou-se a atacar um homem pois tal como ele era zarolho.Neste livro conhecemos um pouco mais sobre o homem que existiu por detrás do mito que todos conhecemos. Teve uma fascinante trajetória, que o levou a exercer como militar no Oriente, e que contribuiu para a produção literária que conhecemos e levou a criação desta lenda. Que perdeu um olho e que escapou de um naufrágio nadando con apenas um braço para salvar o original daquilo que seria os ‘Lusiadas’.

A autora foi até Goa e Moçambique para conhecer um pouco mais sobre o homem e o poeta. Desta forma mostra que é possível biografar Camões.São 700 as páginas da biografia do poeta que cantou o espírito lusitano. Ao longo destas páginas pretende-se apresentar o homem apesar dos exageros, boatos e muitas mentiras contadas ao longo dos séculos. Para escrever este livro, a autora pesquisou tanto os documentos mais conhecidos como os menos pesquisados.

Camões antes de chegar a Corte onde pelas ruas de Coimbra, a cidade dos estudantes.Este foi um homem de carne e osso que morreu na miséria e agora o dia da sua norte, 10 de Junho, é o Dia de Portugal. Este é o único feriado nacional a nível mundial que acontece graças a um escritor.Este livro, ‘Fortuna, caso, tempo e sorte’, é da autoria de Isabel Rio Novo. A obra também está a venda no Brasil . O livro é lançado no meio das comemorações do centenário do nascimento de Camões.

Da programa destas comemorações faz parte um festival literário, conferências e o lançamento de vários títulos que refletem como é contemporâneo Camões.